

Escrita
Tanto no teatro quanto no audiovisual, atuei ora como escritor (dramaturgo/roteirista), ora como consultor, diretor de produção ou mediador em negociações.
Literatura, Cinema, Teatro, Web Séries e Roteiros para o Mercado Corporativo
Paralelamente aos projetos desenvolvidos para a Fundação Cesgranrio e para a Academia Brasileira de Cultura, dedico-me a escrita literária, dramatúrgica e a de roteiros para o audiovisual. Com três livros publicados, peças teatrais encenadas por mais de 6 anos e roteiros e consultorias para web séries e longa metragens, a escrita criativa sempre teve uma especial atenção no meu campo de ação profissional.
Filme | "Jorge da Capadócia"

Um dos filmes com o quais estive diretamente envolvido estreitou na Capadócia (Turquia), onde foi filmado e exibido posteriormente em mais de 400 salas no Brasil.
(Trailler do filme)
Projeto | "Teatro nas Escolas"
O projeto "Teatro nas Escolas", realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro, teve como objetivo principal fomentar a cultura no ambiente acadêmico. Durante seus seis anos de existência, o projeto levou às escolas representações lúdicas de temas relevantes, como bullying, diversidade e outros assuntos que impactam diretamente a rotina escolar. Ao longo desse período, dois espetáculos de minha autoria percorreram 132 escolas municipais, alcançando e impactando mais de 74 mil alunos. As apresentações diárias eram seguidas por debates enriquecedores e, posteriormente, por uma capacitação destinada aos professores, permitindo que eles pudessem maximizar o aproveitamento do conteúdo discutido com seus alunos. Embora o projeto tenha sido concluído, seu legado continua a influenciar positivamente a comunidade escolar.
Espetáculos escritos por mim para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Espetáculo | “Quem é Você?”
O espetáculo “Quem é Você?” tratou de um grave problema, que deixou de ser apenas um desafio para o ambiente acadêmico, passando a ser considerado um caso de saúde pública: o bullying.
Muitas escolas ainda têm dificuldades para lidar com os conflitos gerados por “brincadeiras” repletas de preconceito, covardia e violência. Através do teatro, é possível oferecer aos alunos uma perspectiva diferente da situação, expondo – de forma lúdica e divertida – a fragilidade de quem sofre o bullying, mas principalmente, de quem o pratica.
Com trilha sonora alegre e bonecos fantoches que simulam as máscaras utilizadas para esconder as fraquezas humanas, a narrativa apresenta situações vividas cotidianamente entre os estudantes, visando desencorajar a prática do bullying e fomentar a reflexão sobre o tema no ambiente escolar.
Espetáculo | “Mistureba – as cores do mundo”
Conta a história de três lápis de cor amarela que descobrem, através de um contato inesperado com um lápis de uma outra cor, que o mundo é colorido.
Acostumados a ver o mundo unicamente pelo prisma amarelo, os três amigos se veem, de repente, de frente para uma outra realidade e então entram em uma incursão rumo à compreensão da diversidade que dá forma ao mundo real.
A princípio cheio de resistências para com todas as demais cores diferentes, os amarelos conseguem, por fim, desconstruir o preconceito para com as diferenças que os cercam e compreendem a importância da diversidade para beleza do mundo. É um espetáculo que propõe o respeito e apreciação pelo direito do outro em ser diferente do que somos.
Roteiros escritos para Web Séries de influencers:
Web séries | “Dupla Carioca”
Ep 1 (Piloto) - “Dose dupla de realidade”
Ep 2 - “No perrengue, mas juntas”
Ep 3 - “De mãos dadas nas ilusões”
Ep 4 - “Tour de autoconhecimento”
Ep 5 - “Uma dupla imperfeita”
Ep 6 - “Favor não julgar”
Consultorias desenvolvidas para séries e longa metragens:
Filme | “Brasil Imperial"
Filme | "O Filho do Homem"
Série | “Anos Radicais"
CASA 05: O SOL QUE NOS HABITA
Filme documentário dirigido/produzido pela produtora Gatamel, no qual artistas como Paulo Betti, Ney Latorraca, Zezé Motta e Jônatas Faro declamam poesias minhas.
Links: matéria na mídia e sobre o vídeo.
Livros
Ao longo de minha carreira tive 3 livros publicados, sendo um de poesias (Vinte e Poucas Verdades e Outras nem Tanto, pela Ed. Dom Quixote – 2011), um sobre Produção Cultural, publicado pela Fundação Cesgranrio e um terceiro, uma peça teatral chamada “Os Atrasados”, uma crítica ao ritmo acelerado da sociedade contemporânea, publicado pelo Sesi – Firjan.